O mercado de Plano de Saúde com o crescimento da compra online
Nós falamos bastante por aqui sobre a era digital e os investimentos em tecnologia que fazemos para otimizar o trabalho. Mas quando falamos no mundo digital, estamos indo além de compra online, documentos digitais e atendimento via Whatsapp, mas da importância de estar ativo na internet.
Com a pandemia de 2020 e o isolamento social, as compras online atingiram marcas nunca alcançadas em 20 anos. Uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo, o faturamento com vendas online subiu 47% no primeiro semestre de 2020.
É inegável que o a pandemia abriu essas portas obrigando todos a se adaptarem, uma vez que em um determinado período as lojas físicas ficaram totalmente fechadas. Além disso, no primeiro semestre de 2020 foram abertas 150.000 novas lojas online, e grandes varejistas como Magazine Luiza, abriram oportunidades de marketplace para que pequenos lojistas pudessem usar sua plataforma e estrutura de logística para vender seus produtos, fomentando ainda mais o mercado digital ampliando as compras online e ajudando pequenos empreendedores.
Mesmo com a flexibilização no segundo semestre, as vendas online do varejo brasileiro cresceram 44,6% no Natal de 2020 em relação à mesma data de 2019, de acordo com levantamento realizado pela Ebit/Nielsen.
Comportamento do consumidor
Cerca de 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online durante o primeiro semestre de 2020, um crescimento de 40%. Com isso, o Brasil chega à marca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce.
Através da mesma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, 93,4% dos consumidores entrevistados indicaram intenção em realizar uma compra online novamente.
A compra online possibilita mais comodidade para o consumidor, e aqueles que antes tinham receio de realizar tal aquisição, agora não tem mais. Fica evidente que o comportamento do consumidor mudou, e isso impacta em outros fatores, como por exemplo e busca por produtos e serviços.
Hoje, mais do que nunca, a presença online é quase que obrigatória para qualquer negócio. É o primeiro lugar onde o consumidor realiza suas buscas por novos produtos e serviços e a empresa que não se adaptar ao novo mercado digital vai ficar para trás.
Isso funciona para venda de Plano de Saúde?
Com certeza! Apesar da venda de plano de saúde exigir atendimento, a internet ainda é o lugar onde os consumidores buscam por profissionais que oferecem tal serviço.
Com uma simples busca no Google é possível encontrar diversas corretoras. Quando o cliente faz essa busca uma vez, os algoritmos das redes sociais identificam seu interesse e apresentam opções de anúncios patrocinados que oferecem o que ele está buscando.
Além dos anúncios patrocinados, o interesse do consumidor é suficiente para ele te encontrar através de sua presença nas redes sociais, e ele vai solicitar informações daquele que mostrar mais autoridade e confiança no que está oferecendo.
Para o atendimento, o meio mais usado nos dias atuais é o Whatsapp. Uma estimativa bem realista aponta que 120 milhões de brasileiros tenham conta no aplicativo. O Whatsapp Business possui diversas ferramentas desenvolvidas especialmente para o profissional que utiliza o mesmo para realizar o atendimento,você pode ver nossas dicas de utilização aqui.
Sua rede social é sua vitrine digital
Você sempre vai ter suas indicações e aproveitamento da carteira para criar novas ofertas, mas o que vai te trazer novos clientes? Aqueles que não possuem ainda uma ligação direta com você?
Se você tem uma corretora física, conta com sua estrutura para atingir clientes locais. Aqueles que passarem pela sua porta saberão claramente o que você oferece. Mas por que ficar dependente do consumidor local?
A maior vantagem da internet é exatamente a possibilidade de gerar negócios sem limites geográficos. Se sua região está saturada, por que não trabalhar outras regiões? Sua presença online, ou seja, seu site e rede social, são as vitrines do seu negócio no meio digital, e as adaptações tecnológicas do nosso mercado de plano de saúde tornam possíveis as aquisições à distância.
Tenha uma rede social e seja ativo nela!
Mesmo o cliente de plano de saúde não efetuando uma compra online, ainda é o ponto principal de busca e todo processo é digital. Então faça publicações sobre o mercado, ofereça conteúdo de relevância e mostre que você tem autoridade no seu campo de atuação.
A D2PAR disponibiliza diversas mídias de apoio para serem utilizadas nas redes sociais pelos corretores parceiros, mas você também pode investir em marketing e contratar um profissional para cuidar do planejamento dos seus posts, anúncios e pré-atendimento. Marketing não é custo, é investimento!
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