Cada operadora tem um processo diferente de cadastro?
Sim, cada operadora tem o seu próprio sistema, com suas regras e métodos.
Depois que os documentos são analisados, é a hora de subir a proposta na operadora.
Você conhece todas as etapas da contratação de um plano de saúde?
Lembra como falamos da importância da análise e conferência de documentos? Se não viu, clique aquie confira, pois tem tudo a ver com o que vamos falar hoje, rs.
Entre propostas físicas e online, os processos são totalmente diferentes e exigem conhecimento técnico especializado.
Quando a proposta é física (nem tão física mais, pois pode ser enviada scanneada), antes de cadastrar na operadora o cliente precisa analisar e assinar o documento. Aqui na D2PAR, o setor de cadastro faz o preenchimento da proposta e envia para que o cliente possa apenas assinar, sem o corretor precisar se preocupar com isso. Quando recebemos a proposta assinada, com a declaração de saúde, nosso departamento cadastra na operadora.
No caso das propostas online, todo o preenchimento com as informações do cliente é feito no sistema da operadora e ele recebe no e-mail dele.
Nesse caso, a assinatura é o consentimento online clicando em “aceito” e seguindo os próximos passos. Em alguns casos é nesse momento que o cliente preenche a declaração de saúde e pode até adicionar o plano odontológico.
Em todas as situações, a proposta é onde se reúne todas as informações do cliente, seja o contrato pessoa física, adesão ou PME. É necessário adicionar os dados de todos os beneficiários, com a composição da massa completa identificando quem são os titulares e seus dependentes, todas as informações do plano – ou planos – escolhido, como código, vigência e carência, e na modalidade empresarial, também inclui todas as informações referente à empresa e responsáveis sobre ela.
A D2PAR possui hoje um departamento inteiro só para essa etapa de cadastro, para garantir que não ocorram erros e o corretor parceiro possa focar em seu negócio e suas vendas.
Depois da proposta ser cadastrada, o que acontece?
A operadora vai analisar o contrato.
Se o contrato for empresarial, até esse momento, é importante que o cliente tenha ciência de o seu plano ainda não está totalmente contratado. A operadora ainda pode recusar.
A principal diferença entre o plano empresarial e pessoa física é a autonomia que a operadora possui sobre as contratações. As regras do plano pessoa física é controlado pela ANS, ou seja, a operadora não define reajustes ou aceitação. No plano empresarial a operadora possui total controle sobre seus clientes, podendo inclusive, decidir não renovar algum contrato ativo, caso acredite que não haja benefícios para a mesma. Além disso, a declaração de saúde pode ser um fator determinante para o resultado da análise.
O prazo de cada operadora varia, mas no caso do plano pessoa física, o contrato pode ser implantado em 24 horas.
O que acontece quando a operadora aceitar ou recusar?
Em caso de aceitação, parabéns! Seu contrato será vigenciado na data definida. Um boleto será gerado e a proposta só estará de fato ativa após o pagamento da primeira parcela.
Se a proposta for recusada, não se preocupe, você ainda pode oferecer outro produto para o cliente. Por isso o nosso setor de apoio ao corretor (CAC) acompanha sua proposta até o fim e se prepara para oferecer opções semelhantes para o cliente em caso de recusa, já analisando os possíveis motivos para tal, evitando assim que seja recusado novamente.
E o que os documentos impactam nessa etapa?
Ainda bem que você perguntou! Imagine que você está cadastrando uma proposta com 29 vidas, e quando chegar no cadastro do beneficiário de número 29, está faltando o documento de identidade. É necessário solicitar ao cliente e fazer tudo de novo.
Em outra situação, imagine que você cadastra a proposta, sem se atentar a documentação e após 15 dias de análise a operadora devolve alegando que um dos documentos está ilegível. Qual a chance de você perder a vigência e a credibilidade com o seu cliente?
Todas as etapas estão intercaladas entre si e uma depende da outra, por isso é tão importante ter pessoas especializadas e que se dedicam totalmente para esse serviço.
O setor administrativo da D2PAR é maior que o comercial, pois depois que o contrato é vendido ainda existem muitas etapas a serem concluídas e para nós, a experiência do seu cliente – e a sua, é claro – é muito importante. Então por que você não aproveitaria de todos esses benefícios?
Conte sempre com a D2PAR!
Clique aqui e veja tudo que D2PAR pode fazer por você!
Gostou das nossas dicas? Nos acompanhe das redes sociais para ficar por dentro de mais dicas como essa.