O que é SUSEP?

A SUSEP é a Superintendência de Seguros Privados, uma autarquia da Administração Pública Federal brasileira, responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil.

Assim como um médico precisa do CRM e um corretor de imóveis do CRECI, o corretor de seguros precisa da SUSEP.

 

Como tirar a SUSEP?

Para tirar a sua SUSEP, é necessário realizar um exame aplicado pela Funenseg, a Escola Nacional de Seguros, que é a única instituição no Brasil apta a habilitar profissionais dessa área. A própria Funenseg oferta cursos presenciais e à distância em diversas modalidades como: habilitação, graduação e pós-graduação, preparando os alunos para a realização do exame.

Então após realizar os cursos (ou não, fica a seu critério), para se tornar um profissional habilitado, basta fazer o Exame para Habilitação de Corretores de Seguros. As provas acontecem 3 vezes ao longo do ano.

Após obter a certificação da escola de corretores, é preciso apresentá-la à Susep para encaminhar seu registro e assim, finalmente se tornar um corretor de seguros habilitado.

 

Tá, agora que estou com a SUSEP em mãos, por onde começar?

Para que você possa emitir apólices das seguradoras, é necessário se cadastrar nas mesmas e obter o seu próprio código, esse é o primeiro passo.

Escolha as seguradoras de acordo com o foco do seu negócio: seguro de automóvel, seguro residencial, seguro de vida e etc. Algumas seguradoras trabalham com todas as modalidades, mas outras são específicas.

O cadastro pode ser realizado diretamente no site de cada uma delas. Algumas possuem regras, como mínimo de vendas e área de atuação.

 

Posso vender também o seguro saúde?

Com certeza! Seguradoras como Bradesco, SulAmérica, Porto Seguro, Allianz e etc., também comercializam o seguro saúde, mas você não precisa ficar limitada a elas.

No mercado de saúde, existem diversas modalidades disponíveis para que você possa comercializar o Plano de Saúde, e para essas você não precisa de SUSEP.

Mas se você nunca vendeu plano de saúde antes, te aconselhamos a se cadastrar em uma assessoria que te oferecerá o respaldo necessário na comercialização.

Isso porquê o plano de saúde, apesar de ser a área com as maiores taxas de comissionamento, também exigem alguns conhecimentos de mercado específicos. Cada operadora possui suas regras e diferenças comerciais.

 

O que muda com uma assessoria?

Facilidade!

Uma assessoria especializada irá te ajudar nas etapas, além de abrir o seu código nas operadoras, sem a necessidade da sua SUSEP, inclusive.

Normalmente, se você estiver cotando 3 opções diferentes para o seu cliente e tiver dúvida de aceitação, teria que tentar contato com cada uma das operadoras para confirmar a regra. Com uma assessoria, apenas um gestor especializado tirará suas dúvidas sobre todas as operadoras de uma só vez.

Além disso, uma assessoria te oferece suporte também na parte administrativa, emitindo as suas propostas para você, evitando assim essa tarefa burocrática do trabalho.

Depois que o contrato do cliente implanta, é importante realizar o pós-vendas. O cliente recebe instruções de como acessar seu portal do cliente, recebe a numeração da carteirinha e fica apto para a utilização.

Tudo isso, uma assessoria completa pode fazer por você.

Mas atenção, não são todas as assessorias que fazem isso!

 

Como escolher a assessoria certa?

  1. Escolha uma que não exija a sua SUSEP

Dessa maneira você consegue iniciar suas vendas antes mesmo do seu certificado sair. As operadoras de plano de saúde não exigem SUSEP, e com uma assessoria que tem o seu próprio código, você pode comercializar através dele.

  1. Assessoria especializada em Plano de Saúde

Como são muitas regras diferentes, se a especialização da plataforma não for Plano de Saúde, você pode enfrentar dificuldades na comercialização.

  1. Que ofereça Pós-vendas

Esse é um grande diferencial que uma boa assessoria pode te oferecer. O cliente ter um respaldo após a contratação efetiva do plano, pode fazer toda a diferença com a retenção do cliente.

  1. Apoio comercial completo

Você pode encontrar uma assessoria que apenas te ofereça cartilhas e treinamentos, ou uma que te ajude com as cotações e negociação com o seu cliente para garantir que nenhuma venda seja perdida. Isso pode fazer toda a diferença no seu dia a dia.

  1. Pague suas comissões em dia!

Nem é preciso dizer o quanto isso é importante, né? Na D2PAR, por exemplo, os pagamentos são feitos semanalmente. Dessa maneira você não precisa esperar a virada do mês para receber.

 

Onde encontrar tudo isso?

A D2PAR oferece todos esses benefícios para você.

Desde o momento da cotação, nós te damos todo o respaldo em relação às suas vendas, tenha você a SUSEP ou não, mesmo quando se tratar do Seguro Saúde.

Te ajudamos com divulgação de marketing, realizamos as cotações para você, te orientamos na negociação com o seu cliente (ou até falamos com ele se você preferir), analisamos e conferimos sua proposta, subimos ela na operadora e finalizamos o processo com o pós-vendas.

Clique aqui e veja tudo que podemos fazer por você

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